A Escola de Educação Básica
Santa Catarina, localiza-se a Avenida Barão do Rio Branco, 794, Centro no município
de São Francisco do Sul, possui 753 alunos regularmente matriculados no Ensino
Médio Regular e Curso profissionalizante: Magistério, distribuídos em 25 turmas
nos turnos matutino, vespertino e noturno, incluindo o Serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Coordenada
pela Coordenadoria Regional de Educação de
Joinville - CRE vinculada a Secretaria de Estado da Educação – SED, a Unidade
Escolar tem como órgão mantenedor o Governo do Estado.
A faixa etária dos alunos varia de 14 a 52
anos de idade. Conta com um quadro de 53 professores, 07
administrativo/pedagógico e dentre estes, 29 são efetivos e 31 professores contratados
em caráter temporário, totalizando 60 profissionais da educação. O corpo
diretivo compõe-se de: 01 Diretor Geral, 02 Assessores de Direção, 02
Assistentes de Educação, 03 Especialistas em Assuntos Educacionais (02
Administradores e 01 Supervisor Escolar) e 02 Assistentes Técnico-Pedagógico. Ressalta-se
que, 52% dos professores são contratados em caráter temporário e 48% efetivos. Atualmente
a escola possui em seu quadro 05 serventes.
No ano de 2018, como
processo de reordenamento a Escola de Educação Básica Felipe Schmidt localizada
na Rua Felipe Schmidt, número 87, Centro, deste município, por meio da Resolução
Nº 8 de 16 de dezembro de 2016, foi realocada para esta unidade escolar com
duas turmas (8º e 9º ano) para o período vespertino. Neste ano
(2019) a escola atende o 9º ano. Cabe a EEB Santa Catarina a administração
técnica e pedagógica dessas turmas e professores.
1.1
HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA
UNIDADE ESCOLAR
A
escola iniciou suas atividades letivas em 1.952, tendo como sede o Grupo
Escolar Victor Konder.
A Escola
de Educação Básica Santa Catarina foi fundada aos 19 dias do mês de junho
de 1.951, por meio de uma sociedade civil, denominada Associação de Ensino de
São Francisco do Sul, entidade de cunho filantrópico para atender a demanda
estudantil da época denominada “Ginásio
Santa Catarina”. Aos 8 de maio de 1.959 foi implantado o curso normal a partir da Lei nº 257 e sob as
instruções regulamentares do decreto nº 3674, da Secretaria de Educação e da Cultura,
nesta época passou a ser denominado Escola
Normal Santa Catarina, através do Decreto nº 838 de 8 de maio de 1.959
junto ao ginásio foi criada a Escola Normal que visava a formação de novos
professores primários.
Aos 6 de dezembro de 1.961, a partir da Lei
2928/61 foi realizada a aquisição, por doação do terreno, com encargos da
Associação de Ensino de São Francisco do Sul, pelo governo do Estado de Santa
Catarina.
No dia 3 de agosto de 1.961, o “Ginásio Santa
Catarina” foi transferido para sua sede atual, a Rua Barão do Rio Branco, 794.
Quando da implantação da lei 5.692/71 passou
o estabelecimento a chamar-se Colégio
Normal Santa Catarina e, em 1.978, Colégio Estadual Santa Catarina.
O primeiro Diretor
Geral foi o professor Urbano Bertoldi e a Secretária Iracy Machado Vieira de
Souza.
A Portaria E,
017 / SED de 28/032000 em seu Art. 1º, alterou a identificação dos
estabelecimentos de ensino da rede pública estadual para: “Escola de Educação Básica Santa Catarina”, bem como o novo estatuto da Associação de
Pais e Professores – APP.
Em especial, a Sala de Atendimento
Especializado esteve em fase de montagem
desde 2012, quando iniciou a chegada dos equipamentos. No dia 11 de julho de
2015 a escola recebe parecer favorável da Fundação Catarinense de Educação
Especial para seu funcionamento. A primeira profissional contratada para
trabalhar no SAEDE a partir de outubro de 2015 foi Professora Flávia Kaminski da Maia.
1.1.1 Biografia da patronesse
CATARINA DE ALEXANDRIA, conhecida como “A Grande mártir Santa Catarina” nasceu no ano de 287, em
Alexandria (Egito), era cristã e notável
intelectual no início do século IV, em uma época que reinava Diocleciano, imperador
romano (284-305). Esse imperador
desencadeou uma intensa perseguição
aos cristãos e muitos eram torturados com suplícios até a morte. Conta-se que
Catarina era de família nobre, dotada de uma beleza singular e de extrema
inteligência. Estudou teologia, filosofia e outras ciências. Diante de todos
estes encantos, Catarina tornou-se objeto da paixão insana de Caio Valério Daia Maximino,
(imperador nomeado por Diocleciano) que
por ela, pretendia se separar de sua esposa. Como
ela se mantivesse firme na resolução de não aceitar esse relacionamento, foi
colocada diante de cinquenta filósofos, que tentaram convencê-la de que, se
Jesus havia morrido numa cruz, não poderia ser Deus. Entretanto, Catarina,
usando da arte da retórica, e dos bons conhecimentos filosóficos e teológicos,
superou a todos, não deixando nenhuma pergunta sem resposta. Acabou por ganhar
a seu lado, aqueles sábios que, iluminados pela sua graça, aderiram ao
cristianismo. Em consequência disso, todos foram trucidados a mando de Maximino
Daia.
Maximino Daia, vendo que não conseguia
dobrá-la a seus desejos, mandou torturá-la. Ela foi colocada para ser triturada
pelas rodas de um carro com pontas de ferro, porém, ao contato com o corpo da
menina, os ferros dobraram–se como se fossem de vime e devido a este fato, sua
imagem aparece com uma roda dentada.
A imagem
de Santa Catarina de Alexandria é representada por seis símbolos: a roda, a coroa, a palma, a espada, o livro (Bíblia) e a cruz. A
roda é o elemento mais representativo que aparece, pois, foi o instrumento de
seu martírio.
Catarina foi levada para
fora da cidade para ser decapitada, não se viu sangue correr de seu pescoço,
mas sim um líquido branco como leite e desse modo às mulheres que amamentam recorrem à sua intercessão. Pelo fato de Santa Catarina ter sido tão
eloquente em suas respostas e de ter uma inteligência tão vasta foi tida como
auxiliadora dos estudantes.
A cidade de Alexandria localizava-se na foz do
rio Nilo no Egito. Era uma cidade importante no mundo antigo, famosa por suas
riquezas artísticas, arquitetônicas, culturais, onde se cultivava o
conhecimento.
Enfim! Todos os prodígios
que contam sobre ela, dizem que do céu desceram anjos que a transportaram para
o Monte Sinai. Os
restos mortais do corpo de Santa Catarina de Alexandria estão no Mosteiro Santa
Catarina de Alexandria, aos pés do Monte Sinai. O dia de Santa Catarina
de Alexandria é comemorado em 25 de novembro.
1.2 DIAGNÓSTICO DA
UNIDADE ESCOLAR
A Escola de Educação Básica
Santa Catarina localizada na área urbana do município de São francisco do Sul, atende
alunos oriundos de bairros próximos e distantes das mais diversas comunidades, ou seja, nas
quais predominam atividades portuárias diretas e indiretas, a pesca artesanal e
de cultivo, o turismo direto e indireto, o ramo hoteleiro em tímida expansão e ainda
em processo de industrialização. Como resultado, a partir dessa diversidade a
escola defronta-se com situações sócio-econômico-culturais que por consequência
devem ser respeitadas pelos professores e equipe gestora de acordo com os
diferentes ritmos de aprendizagem. Nesta perspectiva, busca-se promover o aluno
visando um sujeito crítico, criativo, reflexivo, comprometido com a realidade
social, levando-se em conta a comunidade à qual pertence, bem como sua herança
cultural.
O governo do Estado e
Federal disponibiliza recursos como: alimentação escolar equilibrada; livros didáticos
através do FNDE; Programa Bolsa-Família, Transporte Escolar (Estado e
Município); PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), Cartão CPESC (Cartão de
Pagamentos do Estado de Santa Catarina) que beneficiam a gestão, a apropriação
do conhecimento, a qualidade de ensino, bem como a situação socioeconômica dos
alunos mais carentes.
A escola recebe alimentação por meio de uma terceirizada (Nutriplus),
conforme a Lei 11.494/2009 e de acordo com o Programa Nacional de Alimentação
Escolar-PNAEA. Tais recursos visam melhorias da prática pedagógica para que se
obtenha melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem, aplicando-se os
recursos conforme prioridades e necessidades.
Alunos com diversos interesses fazem parte deste universo
e a responsabilidade da escola é readequar seu plano de ação para além da
formação integral no sentido de suprir o mercado de trabalho, uma vez que a
maioria dos educandos é de classe de baixa renda, portanto, com carência nos
mais variados aspectos sociais e econômicos. A escola abarca, muitas vezes, com
obrigações da família. Sendo assim, a Unidade Escolar recebe alunos de diversas
localidades e desse modo encontramos variadas profissões dos pais e
responsáveis, constatados nos dados de pesquisa socioeconômica realizada em
2016, entre elas: 28% não informado; Pedreiro 8,01%, Doméstica 6,23%, 5,64% são
comerciantes; Aposentados 4,15%, Microempresários 3,56%, Caminhoneiro 2,97%, Motorista 2,67%,
Eletricistas 2,08%,%, Marítimo 2,08%, Mecânico 2,08%, de acordo com o
pesquisado, temos 32,53 % de pais que trabalham como Administrador Agente Comunitário ,
Almoxarifado, Autônomo, Auxiliar de cozinha, Babá, Bico, Caseiro, Chefe de manutenção,
Conferente, Coordenador, Corretor de imóveis, Costureira, Despachante, entre
outros (Fonte: pesquisa socioeconômica maio de 2016).
Nas famílias que estão
inseridas na escola, as religiões, que se destacam são 43,62% de Católicos,
38,87% de Evangélicos, 0,89%, de Espíritas, 0,59%, de Adventistas, 0,89%, de
Testemunha de Jeová, 0,30% de Protestantes, Não informadas: 14,84% (Fonte: pesquisa
socioeconômica maio de 2016) que influenciam diretamente no comportamento dos
educandos. No aspecto social a Unidade Escolar convive com as mais variadas
situações: famílias bem e mal estruturadas, os pais apresentam baixos índices
de escolaridade. Quando a escolaridade do pai: Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série
24,63%, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 15,52%, Ensino Médio 36,5%, Ensino
superior 10,68%.e nenhuma escolaridade 0,59%. Quanto a escolaridade da Mãe:
Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série 21,36%, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série
24,63%, Ensino Médio 31,75%, Ensino superior 14,54% e nenhuma escolaridade
1,19%. (Fonte: Pesquisa socioeconômica realizada em maio de 2016).
A renda familiar indica que 75,37% das
famílias apresentam renda de 1-3 Salários mínimos (14,84%)
das famílias de 3-5 Salários mínimos e apenas 6,23% das
famílias apresentam renda acima 5 Salários mínimos, e 3,56% não
informaram a renda. (Fonte:
Pesquisa socioeconômica maio de 2016). Sobre a habitação verific-se que a comunidade é heterogenia dos
61,27% de estudantes, 79,23% a casa é própria, 15,13% alugada,
2,08% emprestada, 1,19% financiada e 2,37% não informaram. De
acordo com a pesquisa realizada os estudantes que desejam ingressar no ensino
superior os dados apontam para uma expectativa de 90,21% que desejam ingressar
no Ensino Superior contra 8,01% que não desejam e apenas 1,78% que não
informaram.
Nas famílias que estão
inseridas direta ou indiretamente na Unidade Escolar, há uma diversidade de
religiões, etnias, composição de gênero, que influenciam no comportamento dos
alunos. No aspecto social, os segmentos da Unidade Escolar convivem com situações
as quais: estrutura familiar diversificada, pais com baixos índices de
alfabetização ou com formação superior, rendas familiares variadas, comunidade
heterogênea, falta de acompanhamento da maioria dos pais nos estudos dos filhos,
drogas, alcoolismo, entre outros. A
desestruturação familiar é o fator social que mais gera problemas à Unidade
Escolar, influenciando diretamente no comportamento do aluno e dificultando
muitas vezes a aprendizagem devido o desânimo e a falta de interesse.
Em 2017, foi realizada pesquisa socioeconômica com as turmas
nos três turnos e apresenta os seguintes dados: utilizam a biblioteca raramente
47,82%; o grau de escolaridade das mães é de (34,54%) e dos pais 33,02% no
ensino médio; o número de irmãos é de 3 a 4 de 44,50% dos alunos; a faixa
salarial de 1 a 3 de 70,09% dos alunos; quanto a etnia brancos 54,70%; Conhecimentos
de informática: 67,03%. Outro dado importante: Você tem interesse em ingressar
no ensino superior? 92% responderam “sim”. Também foi questionado qual a
participação da família em organizações comunitárias e 84,45% responderam
nenhuma participação.Evidenciou-se que 61,13% possuem computador em casa e
79,04% pretendiam fazer o ENEM.
Como mencionado, na medida
do possível a escola atende as necessidades dos alunos como a alimentação,
através da merenda escolar; o material didático fornecido pelo Governo Federal
para os alunos do Ensino Médio, agasalhos, roupas e calçados obtidos em campanhas.
Além disso, diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos ocorre
acompanhamento dos professores, direção, especialistas, assistente técnico-pedagógico.
Esse acompanhamento ocorre quando são realizados registros escolares sobre o
desempenho do aluno, bem como a revisão de conteúdos e metodologias de ensino, o
atendimento e a orientação aos alunos e pais de forma sistemática.
Em termos de hábitos de estudo e interesse, nota-se, a
falta de hábitos de estudo, organização e motivação, sendo que a escola recebe
alunos nos três períodos: matutino, vespertino e noturno com diferentes
situações e realidades.
A EEB Santa Catarina no ano
de 2018, esteve em processo de reforma e revitalização para melhorias na
infraestrutura física, uma vez que no decorrer das décadas foi agraciada com reformas
que não atenderam as necessidades e por consequência apresentaram precariedades
como a parte elétrica, cobertura, tubulação hidráulica, quadra esportiva, entre
outros.
Pode-se
assim definir como características da comunidade escolar:
· Comunidade
escolar heterogênea, porém inclusiva, que respeita as diferenças, promovendo a
integração social, a unidade pedagógica e o envolvimento dos profissionais em
educação;
· Incentiva-se
a participação dos pais e da comunidade junto à escola;
· Integração
entre as disciplinas, aprimorando o processo ensino-aprendizagem;
· Buscam-se
atividades extraclasse para complementação do processo ensino-aprendizagem;
· Promovem-se
ações para amenizar possíveis problemas financeiros.
A gestão da escola conforme o seu Plano de
Gestão Escolar-PGE propõe objetivos, metas e ações com base no diagnóstico em
consonância com o PPP, por meio do SAGE- Resultados da Avaliação da Gestão
Escolar. De acordo com o resultado do SAGE (2018) na escola: “Estão implantadas práticas adequadas de
promoção de um ambiente escolar orientado pelos princípios do PPP e pela função
social da escola que contemplem: a valorização do trabalho desenvolvido pelos
professores; o compromisso e a preocupação da equipe escolar com os estudantes;
a prática do bom relacionamento interpessoal entre todas as pessoas da escola;
o atendimento cordial, ético e respeitoso e; o relacionamento cooperativo com a
equipe de trabalho, estudantes, pais e demais segmentos da comunidade escolar”.
1.2.1 Resultados de pesquisa com o corpo docente
Durante
a formação no dia 15 de julho de 2019, foi realizada a avaliação institucional
com o segmento docente, com o objetivo de retratar a realidade escolar em sua
complexidade, a partir da opinião destes. Para a coleta de dados, participaram
28 docentes. Os docentes responderam 4 questões (discursivas) e para a análise
observou-se como filtro as palavras recorrentes.
Questões
|
Respostas
|
1-Como consideras o
seu desempenho na profissão docente?
|
Satisfatório: busca contantemente por condições da
melhoria da aprendizagem dos alunos, razoável nas metodologias, autoavalia-se
para traçar novas metas, sempre procura melhorar na pontualidade, nas
adequações pedagógicas e na profissão.
|
Bom: comprometido, esforçado, dedicado, procura
solucionar problemas na sua disciplina.
|
|
Muito bom/Ótimo: possui uma atuação relevante, com
qualidade de ensino, avaliação justa, utiliza pesquisas diversificadas,
assíduo, pontual, dedicação integral, organização e respeito aos alunos.
|
|
2-Quais as
dificuldades que enfrenta no seu trabalho?
|
- Desinteresse,
compromisso, falta de estudo dos alunos;
|
- Falta de tempo;
|
|
- Falta de
estrutura: salas, verba, laboratório;
|
|
- Recursos pedagógicos
e internet;
|
|
- Pertencimento e
continuidade ao trabalho;
|
|
- Uso do celular em
sala de aula;
|
|
3- Quais os
aspectos da escola considera positivos?
|
- Gestão
|
- União e
participação coletiva
|
|
- Gestão, alunos e
professores
|
|
- Todos os aspectos
|
|
- Estrutura, organização
e qualidade
|
|
- Comunicação
|
|
4-
Quais as sugestões que apresenta para a melhoria do processo
ensino-aprendizagem na escola?
|
-Continuidade das reuniões para
planejamentos, troca de experiências, encaminhar problemas do cotidiano da
escola;
- Recursos
pedagógicos: mais data show, quadro branco e internet;l
- Projetos conforme a realidade dos
alunos;
- Mais esforço aos estudos
pelos alunos;
- Solução de infraestrutura:
laboratório, quadra, salas para aula das disciplinas e tecnologias;
- Cursos e formação nas disciplinas
com oficinas e práticas inovadoras;
- Avaliação geral com os alunos das
disciplinas referente aos conteúdos
abordados por trimestre;
- Parceria da escola com os
familiares.
|
Fonte:
Pesquisa realizada no dia 15 de julho de 2019 com o corpo docente da EEB Santa
Catarina.
A pesquisa revelou que os docentes na
sua profissão procuram buscar constantemente melhoria e consideram boa a sua atuação
frente aos desafios do processo ensino aprendizagem. Por outro lado, as
dificuldades que apontam é o desinteresse, comprometimento e a falta de estudo
dos alunos, o que interfere na sua prática pedagógica. Para estes a gestão, a
união e o trabalho cooperativo entre os professores torna a escola um espaço
favorável para o desempenho do trabalho docente. As sugestões para melhoria
foram diversificadas e indicam a preocupação com o planejamento coletivo, mais
recursos tecnológicos, infraestrutura adequada, projetos de interesse dos
alunos até “Afetividade e amor à profissão”.
1.2.2 Resultados do
rendimento escolar
Demonstrativo de 2011- 2019 conforme dados do Sistema
de Gestão Escolar de Santa Catarina- SISGESC:
Ensino Médio Regular e Ensino
Médio Profissionalizante: Magistério (2011-2018)
Ano
|
Matrícula
|
Aprovados
|
Reprovados
|
Transferidos
|
Desistentes
|
F Falecidos
|
2011
|
1.114
|
597
|
130
|
150
|
237
|
0
|
2012
|
923
|
493
|
128
|
110
|
191
|
01
|
2013
|
832
|
507
|
71
|
102
|
151
|
01
|
2014
|
879
|
547
|
79
|
117
|
135
|
01
|
2015
|
763
|
327
|
194
|
84
|
158
|
0
|
2016
|
727
|
338
|
100
|
91
|
198
|
0
|
2017
|
698
|
449
|
38
|
91
|
120
|
-
|
2018
|
911
|
576
|
93
|
85
|
157
|
0
|
2019
|
753 (cursando)
|
0
|
0
|
48
|
85
|
0
|
Fonte: Dados
atualizados de 22/08/2019 (SISGESC).
Anos Finais (8º e 9º ano)
Ano
|
Matrícula
Inicial
|
Aprovados
|
Reprovados
|
Transferidos
|
Desistentes
|
Falecidos
|
2018
|
29
|
17
|
00
|
04
|
01
|
00
|
2019
|
17
|
09
|
00
|
02
|
01
|
00
|
Fonte: Dados atualizados da
EEB Felipe Schmidt de 22/08/2019 (SISGESC).
Observação:
em 2019 no 9º ano estão frequentando 17
alunos.
Dados ENEM, IDEB,
OBMEP e Estratégias de Recuperação
EXAME NACIONAL DO
ENSINO MÉDIO-ENEM
|
Ideb observado
|
Ideb: metas
projetadas
|
Alunos classificados
para a 2ª
Fase da OBMEP
|
Gestão pedagógica:
estratégias da UE de recuperação de estudos
|
|
2011
|
4.0
|
3.8
|
|||
2013
|
- Participantes: 93
- Redação:
- Linguagens
e Códigos:
- Ciências
Humanas:
- Matemática:
- Ciências da Natureza:
|
3.6
|
4.0
|
34
|
-
Reuniões de pais ou responsáveis;
-
Atendimento individualizado de alunos e pais;
-
Encontros pedagógicos;
-
Revisão de conteúdos.
|
2014
|
- Participantes: 93
- Redação:
- Linguagens
e - Códigos:
- Ciências
Humanas:
- Matemática:
- Ciências
da Natureza:
|
-
|
-
|
26
|
Feira cultural, ciências e
tecnologia,Semana das profissões (3ª séries), simulados para o Enem;
Participação dos alunos nos projetos e
eventos da escola. Reuniões pedagógicas para troca de experiencias com o
objetivo da melhoria de desempenho dos alunos; Meta: desempenho escolar;
Roteiro e orientação ao estudo;Parceria com os pais;Atendimento aos alunos
pelo setor pedagógico; Obs: Essas ações culminam em notas de recuperação paralela
e aprendizado de forma diversificada.
Após levantamento de dados a partir dos resultados do Conselho de Classe os
alunos e pais são orientados em específico sobre o que fazer para melhoria do
aprendizado.
|
2015
|
Inscritos:
12
Egressos:
11
Concluintes:
13
Cursistas:
13
|
3.4
|
4.4
|
||
2016
|
Inscritos:
12
Egressos:
11
Concluintes:
13
Cursistas:
12
|
||||
2017
|
Inscritos:
12
Egressos:
11
Concluintes:
12
Cursistas:
12
|
4.8
|
|||
2018
|
41
|
||||
2019
|
37
|
Fonte:
PDDE Interativo/MEC
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