sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

1 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR,


A Escola de Educação Básica Santa Catarina, localiza-se a Avenida Barão do Rio Branco, 794, Centro no município de São Francisco do Sul, possui 753 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio Regular e Curso profissionalizante: Magistério, distribuídos em 25 turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, incluindo o Serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Coordenada pela  Coordenadoria Regional de Educação de Joinville - CRE vinculada a Secretaria de Estado da Educação – SED, a Unidade Escolar tem como órgão mantenedor o Governo do Estado.
 A faixa etária dos alunos varia de 14 a 52 anos de idade. Conta com um quadro de 53 professores, 07 administrativo/pedagógico e dentre estes, 29 são efetivos e 31 professores contratados em caráter temporário, totalizando 60 profissionais da educação. O corpo diretivo compõe-se de: 01 Diretor Geral, 02 Assessores de Direção, 02 Assistentes de Educação, 03 Especialistas em Assuntos Educacionais (02 Administradores e 01 Supervisor Escolar) e 02 Assistentes Técnico-Pedagógico. Ressalta-se que, 52% dos professores são contratados em caráter temporário e 48% efetivos. Atualmente a escola possui em seu quadro 05 serventes.
No ano de 2018, como processo de reordenamento a Escola de Educação Básica Felipe Schmidt localizada na Rua Felipe Schmidt, número 87, Centro, deste município, por meio da Resolução 8 de 16 de dezembro de 2016, foi realocada para esta unidade escolar com duas turmas (8º e 9º ano) para o período vespertino. Neste ano (2019) a escola atende o 9º ano. Cabe a EEB Santa Catarina a administração técnica e pedagógica dessas turmas e professores.

1.1   HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR


     A escola iniciou suas atividades letivas em 1.952, tendo como sede o Grupo Escolar Victor Konder.
A Escola de Educação Básica Santa Catarina foi fundada aos 19 dias do mês de junho de 1.951, por meio de uma sociedade civil, denominada Associação de Ensino de São Francisco do Sul, entidade de cunho filantrópico para atender a demanda estudantil da época denominada “Ginásio Santa Catarina”. Aos 8 de maio de 1.959 foi implantado o curso normal a partir da Lei nº 257 e sob as instruções regulamentares do decreto nº 3674, da Secretaria de Educação e da Cultura, nesta época passou a ser denominado Escola Normal Santa Catarina, através do Decreto nº 838 de 8 de maio de 1.959 junto ao ginásio foi criada a Escola Normal que visava a formação de novos professores primários.
Aos 6 de dezembro de 1.961, a partir da Lei 2928/61 foi realizada a aquisição, por doação do terreno, com encargos da Associação de Ensino de São Francisco do Sul, pelo governo do Estado de Santa Catarina.
No dia 3 de agosto de 1.961, o “Ginásio Santa Catarina” foi transferido para sua sede atual, a Rua Barão do Rio Branco, 794.
Quando da implantação da lei 5.692/71 passou o estabelecimento a chamar-se Colégio Normal Santa Catarina e, em 1.978, Colégio Estadual Santa Catarina.
O primeiro Diretor Geral foi o professor Urbano Bertoldi e a Secretária Iracy Machado Vieira de Souza.
A Portaria E, 017 / SED de 28/032000 em seu Art. 1º, alterou a identificação dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual para:  Escola de Educação Básica Santa Catarina”, bem como o novo estatuto da Associação de Pais e Professores – APP.
Em especial, a Sala de Atendimento Especializado  esteve em fase de montagem desde 2012, quando iniciou a chegada dos equipamentos. No dia 11 de julho de 2015 a escola recebe parecer favorável da Fundação Catarinense de Educação Especial para seu funcionamento. A primeira profissional contratada para trabalhar no SAEDE a partir de outubro de 2015 foi Professora Flávia Kaminski da Maia.

1.1.1     Biografia da patronesse


CATARINA DE ALEXANDRIA, conhecida como “A Grande mártir Santa Catarina” nasceu no ano de 287, em Alexandria (Egito), era cristã e notável intelectual no início do século IV, em uma época que reinava Diocleciano, imperador romano (284-305). Esse imperador desencadeou uma intensa perseguição aos cristãos e muitos eram torturados com suplícios até a morte. Conta-se que Catarina era de família nobre, dotada de uma beleza singular e de extrema inteligência. Estudou teologia, filosofia e outras ciências. Diante de todos estes encantos, Catarina tornou-se objeto da paixão insana de Caio Valério Daia Maximino, (imperador nomeado por  Diocleciano) que por ela, pretendia se separar de sua esposa. Como ela se mantivesse firme na resolução de não aceitar esse relacionamento, foi colocada diante de cinquenta filósofos, que tentaram convencê-la de que, se Jesus havia morrido numa cruz, não poderia ser Deus. Entretanto, Catarina, usando da arte da retórica, e dos bons conhecimentos filosóficos e teológicos, superou a todos, não deixando nenhuma pergunta sem resposta. Acabou por ganhar a seu lado, aqueles sábios que, iluminados pela sua graça, aderiram ao cristianismo. Em consequência disso, todos foram trucidados a mando de Maximino Daia.          
Maximino Daia, vendo que não conseguia dobrá-la a seus desejos, mandou torturá-la. Ela foi colocada para ser triturada pelas rodas de um carro com pontas de ferro, porém, ao contato com o corpo da menina, os ferros dobraram–se como se fossem de vime e devido a este fato, sua imagem aparece com uma roda dentada.
imagem de Santa Catarina de Alexandria é representada por seis símbolosa roda, a coroa, a palma, a espada, o livro (Bíblia) e a cruz. A roda é o elemento mais representativo que aparece, pois, foi o instrumento de seu martírio.
Catarina foi levada para fora da cidade para ser decapitada, não se viu sangue correr de seu pescoço, mas sim um líquido branco como leite e desse modo às mulheres que amamentam recorrem à sua intercessão. Pelo fato de Santa Catarina ter sido tão eloquente em suas respostas e de ter uma inteligência tão vasta foi tida como auxiliadora dos estudantes.
A cidade de Alexandria localizava-se na foz do rio Nilo no Egito. Era uma cidade importante no mundo antigo, famosa por suas riquezas artísticas, arquitetônicas, culturais, onde se cultivava o conhecimento.
     Enfim!  Todos os prodígios que contam sobre ela, dizem que do céu desceram anjos que a transportaram para o Monte Sinai. Os restos mortais do corpo de Santa Catarina de Alexandria estão no Mosteiro Santa Catarina de Alexandria, aos pés do Monte Sinai. O dia de Santa Catarina de Alexandria é comemorado em 25 de novembro.

1.2 DIAGNÓSTICO DA UNIDADE ESCOLAR


A Escola de Educação Básica Santa Catarina localizada na área urbana do município de São francisco do Sul, atende alunos oriundos de bairros próximos e distantes das mais diversas comunidades, ou seja, nas quais predominam atividades portuárias diretas e indiretas, a pesca artesanal e de cultivo, o turismo direto e indireto, o ramo hoteleiro em tímida expansão e ainda em processo de industrialização. Como resultado, a partir dessa diversidade a escola defronta-se com situações sócio-econômico-culturais que por consequência devem ser respeitadas pelos professores e equipe gestora de acordo com os diferentes ritmos de aprendizagem. Nesta perspectiva, busca-se promover o aluno visando um sujeito crítico, criativo, reflexivo, comprometido com a realidade social, levando-se em conta a comunidade à qual pertence, bem como sua herança cultural.
O governo do Estado e Federal disponibiliza recursos como: alimentação escolar equilibrada; livros didáticos através do FNDE; Programa Bolsa-Família, Transporte Escolar (Estado e Município); PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), Cartão CPESC (Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina) que beneficiam a gestão, a apropriação do conhecimento, a qualidade de ensino, bem como a situação socioeconômica dos alunos mais carentes.
A escola recebe alimentação por meio de uma terceirizada (Nutriplus), conforme a Lei 11.494/2009 e de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAEA. Tais recursos visam melhorias da prática pedagógica para que se obtenha melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem, aplicando-se os recursos conforme prioridades e necessidades.
Alunos com diversos interesses fazem parte deste universo e a responsabilidade da escola é readequar seu plano de ação para além da formação integral no sentido de suprir o mercado de trabalho, uma vez que a maioria dos educandos é de classe de baixa renda, portanto, com carência nos mais variados aspectos sociais e econômicos. A escola abarca, muitas vezes, com obrigações da família. Sendo assim, a Unidade Escolar recebe alunos de diversas localidades e desse modo encontramos variadas profissões dos pais e responsáveis, constatados nos dados de pesquisa socioeconômica realizada em 2016, entre elas: 28% não informado; Pedreiro 8,01%, Doméstica 6,23%, 5,64% são comerciantes; Aposentados 4,15%, Microempresários 3,56%,  Caminhoneiro 2,97%, Motorista 2,67%, Eletricistas 2,08%,%, Marítimo 2,08%, Mecânico 2,08%, de acordo com o pesquisado, temos 32,53 % de pais que trabalham como  Administrador Agente Comunitário , Almoxarifado, Autônomo, Auxiliar de cozinha, Babá,  Bico, Caseiro, Chefe de manutenção, Conferente, Coordenador, Corretor de imóveis, Costureira, Despachante, entre outros (Fonte: pesquisa socioeconômica maio de 2016).
Nas famílias que estão inseridas na escola, as religiões, que se destacam são 43,62% de Católicos, 38,87% de Evangélicos, 0,89%, de Espíritas, 0,59%, de Adventistas, 0,89%, de Testemunha de Jeová, 0,30% de Protestantes, Não informadas: 14,84% (Fonte: pesquisa socioeconômica maio de 2016) que influenciam diretamente no comportamento dos educandos. No aspecto social a Unidade Escolar convive com as mais variadas situações: famílias bem e mal estruturadas, os pais apresentam baixos índices de escolaridade. Quando a escolaridade do pai: Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série 24,63%, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 15,52%, Ensino Médio 36,5%, Ensino superior 10,68%.e nenhuma escolaridade 0,59%. Quanto a escolaridade da Mãe: Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série 21,36%, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série 24,63%, Ensino Médio 31,75%, Ensino superior 14,54% e nenhuma escolaridade 1,19%. (Fonte: Pesquisa socioeconômica realizada em maio de 2016).
A renda familiar indica que 75,37% das famílias apresentam renda de 1-3 Salários mínimos (14,84%) das famílias de 3-5 Salários mínimos e apenas 6,23% das famílias apresentam renda acima 5 Salários mínimos, e 3,56% não informaram a renda. (Fonte: Pesquisa socioeconômica maio de 2016). Sobre a habitação  verific-se que a comunidade é heterogenia dos 61,27% de estudantes, 79,23% a casa é própria, 15,13% alugada, 2,08% emprestada, 1,19% financiada e 2,37% não informaram. De acordo com a pesquisa realizada os estudantes que desejam ingressar no ensino superior os dados apontam para uma expectativa de 90,21% que desejam ingressar no Ensino Superior contra 8,01% que não desejam e apenas 1,78% que não informaram.
Nas famílias que estão inseridas direta ou indiretamente na Unidade Escolar, há uma diversidade de religiões, etnias, composição de gênero, que influenciam no comportamento dos alunos. No aspecto social, os segmentos da Unidade Escolar convivem com situações as quais: estrutura familiar diversificada, pais com baixos índices de alfabetização ou com formação superior, rendas familiares variadas, comunidade heterogênea, falta de acompanhamento da maioria dos pais nos estudos dos filhos, drogas, alcoolismo, entre outros.  A desestruturação familiar é o fator social que mais gera problemas à Unidade Escolar, influenciando diretamente no comportamento do aluno e dificultando muitas vezes a aprendizagem devido o desânimo e a falta de interesse.
Em 2017,  foi realizada pesquisa socioeconômica com as turmas nos três turnos e apresenta os seguintes dados: utilizam a biblioteca raramente 47,82%; o grau de escolaridade das mães é de (34,54%) e dos pais 33,02% no ensino médio; o número de irmãos é de 3 a 4 de 44,50% dos alunos; a faixa salarial de 1 a 3 de 70,09% dos alunos; quanto a etnia brancos 54,70%; Conhecimentos de informática: 67,03%. Outro dado importante: Você tem interesse em ingressar no ensino superior? 92% responderam “sim”. Também foi questionado qual a participação da família em organizações comunitárias e 84,45% responderam nenhuma participação.Evidenciou-se que 61,13% possuem computador em casa e 79,04% pretendiam fazer o ENEM.
Como mencionado, na medida do possível a escola atende as necessidades dos alunos como a alimentação, através da merenda escolar; o material didático fornecido pelo Governo Federal para os alunos do Ensino Médio, agasalhos, roupas e calçados obtidos em campanhas. Além disso, diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos ocorre acompanhamento dos professores, direção, especialistas, assistente técnico-pedagógico. Esse acompanhamento ocorre quando são realizados registros escolares sobre o desempenho do aluno, bem como a revisão de conteúdos e metodologias de ensino, o atendimento e a orientação aos alunos e pais de forma sistemática.
Em termos de hábitos de estudo e interesse, nota-se, a falta de hábitos de estudo, organização e motivação, sendo que a escola recebe alunos nos três períodos: matutino, vespertino e noturno com diferentes situações e realidades.
A EEB Santa Catarina no ano de 2018, esteve em processo de reforma e revitalização para melhorias na infraestrutura física, uma vez que no decorrer das décadas foi agraciada com reformas que não atenderam as necessidades e por consequência apresentaram precariedades como a parte elétrica, cobertura, tubulação hidráulica, quadra esportiva, entre outros.
Pode-se assim definir como características da comunidade escolar:                       
·      Comunidade escolar heterogênea, porém inclusiva, que respeita as diferenças, promovendo a integração social, a unidade pedagógica e o envolvimento dos profissionais em educação;
·      Incentiva-se a participação dos pais e da comunidade junto à escola;
·      Integração entre as disciplinas, aprimorando o processo ensino-aprendizagem;
·      Buscam-se atividades extraclasse para complementação do processo ensino-aprendizagem;
·      Promovem-se ações para amenizar possíveis problemas financeiros.
A gestão da escola conforme o seu Plano de Gestão Escolar-PGE propõe objetivos, metas e ações com base no diagnóstico em consonância com o PPP, por meio do SAGE- Resultados da Avaliação da Gestão Escolar. De acordo com o resultado do SAGE (2018) na escola:  “Estão implantadas práticas adequadas de promoção de um ambiente escolar orientado pelos princípios do PPP e pela função social da escola que contemplem: a valorização do trabalho desenvolvido pelos professores; o compromisso e a preocupação da equipe escolar com os estudantes; a prática do bom relacionamento interpessoal entre todas as pessoas da escola; o atendimento cordial, ético e respeitoso e; o relacionamento cooperativo com a equipe de trabalho, estudantes, pais e demais segmentos da comunidade escolar”.

 

1.2.1 Resultados de pesquisa com o corpo docente


Durante a formação no dia 15 de julho de 2019, foi realizada a avaliação institucional com o segmento docente, com o objetivo de retratar a realidade escolar em sua complexidade, a partir da opinião destes. Para a coleta de dados, participaram 28 docentes. Os docentes responderam 4 questões (discursivas) e para a análise observou-se como filtro as palavras recorrentes. 


Questões

Respostas
1-Como consideras o seu desempenho na profissão docente?

Satisfatório: busca contantemente por condições da melhoria da aprendizagem dos alunos, razoável nas metodologias, autoavalia-se para traçar novas metas, sempre procura melhorar na pontualidade, nas adequações pedagógicas e na profissão.
Bom: comprometido, esforçado, dedicado, procura solucionar problemas na sua disciplina.
Muito bom/Ótimo: possui uma atuação relevante, com qualidade de ensino, avaliação justa, utiliza pesquisas diversificadas, assíduo, pontual, dedicação integral, organização e respeito aos alunos.
2-Quais as dificuldades que enfrenta no seu trabalho?

- Desinteresse, compromisso, falta de estudo dos alunos;
- Falta de tempo;
- Falta de estrutura: salas, verba, laboratório;
- Recursos pedagógicos e internet;
- Pertencimento e continuidade ao trabalho;
- Uso do celular em sala de aula;

3- Quais os aspectos da escola considera positivos?

- Gestão
- União e participação coletiva
- Gestão, alunos e professores
- Todos os aspectos
- Estrutura, organização e qualidade
- Comunicação
4- Quais as sugestões que apresenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem na escola?

-Continuidade das reuniões para planejamentos, troca de experiências, encaminhar problemas do cotidiano da escola;
- Recursos pedagógicos: mais data show, quadro branco  e internet;l
- Projetos conforme a realidade dos alunos;
- Mais esforço aos estudos pelos  alunos;
- Solução de infraestrutura: laboratório, quadra, salas para aula das disciplinas e tecnologias;
- Cursos e formação nas disciplinas com oficinas e práticas inovadoras;
- Avaliação geral com os alunos das disciplinas referente aos  conteúdos abordados por trimestre;
- Parceria da escola com os familiares.
Fonte: Pesquisa realizada no dia 15 de julho de 2019 com o corpo docente da EEB Santa Catarina.

A pesquisa revelou que os docentes na sua profissão procuram buscar constantemente melhoria e consideram boa a sua atuação frente aos desafios do processo ensino aprendizagem. Por outro lado, as dificuldades que apontam é o desinteresse, comprometimento e a falta de estudo dos alunos, o que interfere na sua prática pedagógica. Para estes a gestão, a união e o trabalho cooperativo entre os professores torna a escola um espaço favorável para o desempenho do trabalho docente. As sugestões para melhoria foram diversificadas e indicam a preocupação com o planejamento coletivo, mais recursos tecnológicos, infraestrutura adequada, projetos de interesse dos alunos até “Afetividade e amor à profissão”.

1.2.2  Resultados do rendimento escolar


Demonstrativo de 2011- 2019 conforme dados do Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina- SISGESC:
Ensino Médio Regular e Ensino Médio Profissionalizante: Magistério (2011-2018)
Ano
Matrícula
Aprovados
Reprovados
Transferidos
Desistentes
F Falecidos
2011
1.114
597
130
150
237
0
2012
923
493
128
110
191
01
2013
832
507
71
102
151
01
2014
879
547
79
117
135
01
2015
763
327
194
84
158
0
2016
727
338
100
91
198
0
2017
698
449
38
91
120
-
2018
911
576
93
85
157
0
2019
753 (cursando)
0
0
48
85
0
Fonte: Dados atualizados de 22/08/2019 (SISGESC).

Anos Finais (8º e 9º ano)
Ano
Matrícula
Inicial
Aprovados
Reprovados
Transferidos
Desistentes
Falecidos
2018
29
17
00
04
01
00
2019
17
09
00
02
01
00
Fonte: Dados atualizados da EEB Felipe Schmidt de 22/08/2019 (SISGESC).
Observação: em 2019  no 9º ano estão frequentando 17 alunos.

Dados ENEM, IDEB, OBMEP e  Estratégias de Recuperação
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO-ENEM
Ideb observado
Ideb: metas projetadas
Alunos classificados para a 2ª Fase da OBMEP
Gestão pedagógica: estratégias da UE de recuperação de estudos
2011

4.0
3.8


2013
- Participantes: 93
- Redação: 
- Linguagens e Códigos: 
- Ciências Humanas: 
- Matemática: 
- Ciências da Natureza: 
3.6





4.0




34
- Reuniões de pais ou responsáveis;
- Atendimento individualizado de alunos e pais;
- Encontros pedagógicos;
- Revisão de conteúdos.
2014
- Participantes: 93
 - Redação: 
- Linguagens e - Códigos: 
- Ciências Humanas: 
- Matemática: 
- Ciências da Natureza: 
-




-





26
Feira cultural, ciências e tecnologia,Semana das profissões (3ª séries), simulados para o Enem; Participação dos alunos nos projetos  e eventos da escola. Reuniões pedagógicas para troca de experiencias com o objetivo da melhoria de desempenho dos alunos; Meta: desempenho escolar; Roteiro e orientação ao estudo;Parceria com os pais;Atendimento aos alunos pelo setor pedagógico; Obs: Essas ações culminam em notas de recuperação paralela e  aprendizado de forma diversificada. Após levantamento de dados a partir dos resultados do Conselho de Classe os alunos e pais são orientados em específico sobre o que fazer para melhoria do aprendizado.

2015
Inscritos: 12
Egressos: 11
Concluintes: 13
Cursistas: 13
3.4
4.4


2016
Inscritos: 12
Egressos: 11
Concluintes: 13
Cursistas: 12




2017
Inscritos: 12
Egressos: 11
Concluintes: 12
Cursistas: 12

4.8


2018



41

2019



37

Fonte: PDDE Interativo/MEC

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