A escola é um lugar de
concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, pois, necessita
organizar seu trabalho pedagógico com base na aprendizagem de seus alunos.
Desse modo, a proposta pedagógica ilumina princípios filosóficos, define
políticas, organiza ações e mobiliza os
diferentes setores na busca de objetivos comuns e, por ser de domínio público,
permite constante acompanhamento e avaliação.
De
acordo com o Capítulo III, Art. 15, inciso I, e Art. 16, parágrafo 2º, da Lei
Complementar nº 170, de 07 de agosto de 1998, que dispõe sobre o Sistema
Estadual de Educação, cabe às instituições de educação, respeitadas as normas
legais e regulamentares, elaborar e executar seu projeto político- pedagógico,
contendo os princípios gerais de seu Regimento Escolar, seus princípios
administrativos, os currículos escolares e demais processos de atividade escolar.
Neste
sentido, o PPP deve ser construído e vivenciado em conjunto por toda a
comunidade escolar, tendo em vista, uma escola inclusiva, crítica e de
qualidade, onde se prioriza o trabalho coletivo.
A
elaboração do Projeto Político-Pedagógico expressa o conhecimento, as
experiências e a interação dos que compõem a comunidade escolar, ou seja,
professores, alunos, família, equipe pedagógica, direção e funcionários.
Assim,
este documento apresentou a concepção filosófica-pedagógica, a dimensão socioeconomica,
pedagógica, administrativa, financeira e física, bem como as metas, ações e
responsáveis.
A avaliação do PPP será realizada no início de cada ano letivo por toda a
comunidade escolar de modo a verificar o cumprimento dos objetivos previstos conforme
o Plano de Gestão e Metas da escola. O acompanhamento se dará através da
aplicação da avaliação institucional com todos os segmentos a serem discutidos
coletivamente nas reuniões pedagógicas, reuniões da APP, Conselho Deliberativo Escolar,
Assembleia e Reuniões com pais. A implementação das ações previstas ocorrerá
pela análise dos resultados da avaliação institucional do ano anterior em
relação aos objetivos previstos.
O projeto pedagógico é
a voz da escola e a concretização de sua identidade e autonomia.
8.1 APROVAÇÃO EM
ASSEMBLÉIA GERAL
Neste ano (2019) houve Assembleia Geral com os pais
aos quais foram expostas as melhorias a serem implementadas, bem como as ações
pedagógicas da escola em termos de processo educativo. Durante o ano letivo as
decisões relevantes são decididas coletivamente por meio de reuniões com
professores, alunos e pais. A legitimação deste PPP realizou-se aos oito dias
do mês de outubro às 19 horas na sede da escola, com o respectivo aporte de
assinaturas anexas.
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