sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

8 CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


     A escola é um lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, pois, necessita organizar seu trabalho pedagógico com base na aprendizagem de seus alunos. Desse modo, a proposta pedagógica ilumina princípios filosóficos, define políticas,  organiza ações e mobiliza os diferentes setores na busca de objetivos comuns e, por ser de domínio público, permite constante acompanhamento e avaliação.
De acordo com o Capítulo III, Art. 15, inciso I, e Art. 16, parágrafo 2º, da Lei Complementar nº 170, de 07 de agosto de 1998, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação, cabe às instituições de educação, respeitadas as normas legais e regulamentares, elaborar e executar seu projeto político- pedagógico, contendo os princípios gerais de seu Regimento Escolar, seus princípios administrativos, os currículos escolares e  demais processos de atividade escolar.
Neste sentido, o PPP deve ser construído e vivenciado em conjunto por toda a comunidade escolar, tendo em vista, uma escola inclusiva, crítica e de qualidade, onde se prioriza o trabalho coletivo.
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico expressa o conhecimento, as experiências e a interação dos que compõem a comunidade escolar, ou seja, professores, alunos, família, equipe pedagógica, direção e funcionários.
Assim, este documento apresentou a concepção filosófica-pedagógica, a dimensão socioeconomica, pedagógica, administrativa, financeira e física, bem como as metas, ações e responsáveis.
A avaliação do PPP será realizada no início de cada ano letivo por toda a comunidade escolar de modo a verificar o cumprimento dos objetivos previstos conforme o Plano de Gestão e Metas da escola. O acompanhamento se dará através da aplicação da avaliação institucional com todos os segmentos a serem discutidos coletivamente nas reuniões pedagógicas, reuniões da APP, Conselho Deliberativo Escolar, Assembleia e Reuniões com pais. A implementação das ações previstas ocorrerá pela análise dos resultados da avaliação institucional do ano anterior em relação aos objetivos previstos.
O projeto pedagógico é a voz da escola e a concretização de sua identidade e autonomia.

8.1 APROVAÇÃO EM ASSEMBLÉIA GERAL


Neste ano (2019) houve Assembleia Geral com os pais aos quais foram expostas as melhorias a serem implementadas, bem como as ações pedagógicas da escola em termos de processo educativo. Durante o ano letivo as decisões relevantes são decididas coletivamente por meio de reuniões com professores, alunos e pais. A legitimação deste PPP realizou-se aos oito dias do mês de outubro às 19 horas na sede da escola, com o respectivo aporte de assinaturas anexas.

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