A operacionalização das metas e
ações da escola são desenvolvidas para alcançar uma situação desejada e de
maneira efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos. Ao
realizá-lo, a comuindade escolar a partir de seus segmentos avalia o
desempenho, processos, relações internas e externas, condições de funcionamento
e resultados. A partir dessa análise, retoma-se as ações, redefinindo onde
pretende-se chegar, bem como as metodologias para alcançar tais objetivos.
O objetivo de traçar um plano
de ação é de assegurar as decisões tomadas pela Assembleia de pais, as reuniões
pedagógicas que ocorrem durante o ano letivo, a participação dos alunos e
demais segmentos para a implementação da proposta pedagógica, contemplando a diversidade,
incentivando a pesquisa, a criticidade, o empreendedorismo, a inovação e a
sustentabilidade para a a melhoria do ensino.
As metas e ações
devem ser realizadas na coletividade com todos os segmentos ou seja, equipe
gestora, professores, assistente técnico-pedagógico, especialistas, assistentes
de educação, APP, grêmio estudantil e conselho deliberativo escolar. Na sequência,
o “Plano de Ação/2019” da escola por dimensão.
PLANO DE AÇÃO -
2019
|
||||
Dimensões
|
Desafios/Metas
|
Metodologia
|
Trimes-tre
|
Responsá-veis
|
Dimensão
socioeconomica
|
Atualizar
os dados relativos aos discentes e docentes
|
-
Pesquisa com o corpo docente na reunião pedagógica;
-
Levantamento atualizado com os alunos sobre suas condições socioeconomica.
|
II
|
Equipe
gestora
|
Dimensão
Pedagógica
|
Violência
Escolar: valores e atitudes
|
-
Retomar as Normas de Organização e Convivência conforme o Regimento Interno;
-
Expor as Normas nos murais e salas de aula;
-
Organizar palestras sobre o assunto e temas afins como respeito,
responsabilidade e solidariedade;
-
Solicitar a presença da Patrulha Escolar.
|
I,
II e III Trimestre (enfoque no I Trimestre)
|
Equipe
Gestora e Professores
|
Normas
de Organização e Convivência: comprometimento
|
-
Aplicação das normas respeitando o regimento escolar (Chamar os pais ou
responsáveis para repasse e registro das ocorrências e assinaturas);
-
Retomar as normas sobre saídas e entradas tardias, uso da mochila durante os
eventos, jogos que não são educativos, uso do fone de ouvido e celular durante a aula, entrada atrasada de
professores em sala de aula;
-
Conversa dos gestores com os alunos sobre as normas e postura dos professores
a fim de reforçá-las no cotidiano de sala de aula;
-
Cumprir a legislação do uso do celular;
- A continuidade do Projeto: O Caráter Conta;
-
Momento cultural (além do tempo do recreio) com música e apresentações
culturais;
-
Chave das salas para os professores.
|
I,
II e III Trimestre
|
Equipe
Gestora e Professores
|
|
Desempenho
Escolar: melhoria da aprendizagem
|
-
O professor deverá elaborar um roteiro e método de estudo na sua disciplina
para 2019, devido à falta de hábitos de estudo para melhoria do desempenho
dos alunos;
-
No momento de planejar as aulas considerar a metodologia da escola de forma
diversificada e os diferentes instrumentos de avaliação que podem ser
utilizados;
-
Todas as disciplinas: na entrega de trabalhos os alunos deverão seguir o
Modelo de TC- Trabalho Científico disponível em:
<http://eebsantacatarinasfs.blogspot.com.br
-
Na Assembleia, entregar aos pais uma “Carta apresentando a escola, as
principais normas da escola, deixando
claro a legislação (ECA) que trata da participação e acompanhamento dos pais
na vida escolar de seu filho (a). Ainda ocorrerá a recepção aos pais com café
compartilhado com os alunos como acolhimento;
-
Produzir com os alunos um vídeo sobre as Normas, apresentando a escola tendo
como referência a “Carta aos pais”;
-
Atendimento dos alunos e diálogo com os pais sobre o desempenho escolar dos
alunos pela ATP;
-
Planejamento por Áreas do conhecimento com os professores nas reuniões
pedagógicas, bem como o desenvolvimento de projetos por disciplina e afins;
-
Atividades como: jogos interclasse, palestras de diversos assuntos, feira,
exposições de trabalhos, entre outros.
-
Incentivo a leitura e a pesquisa com o Projeto “Biblioteca Viva”.
|
I,
II e III Trimestre
|
Equipe
Gestora e Professores
|
|
Dimensão
Administrativa
|
APP,
Grêmio Estudantil e Conselho Deliberativo Escolar: participação
|
-
Reativar o Grêmio Estudantil:
-
Publicar edital referente a regulamentação do grêmio estudantil divulgando o
processo de eleição;
-
Organizar o processo de eleição;
-
Orientar as atribuições do grêmio estudantil em prol do ensino e aprendizagem
dos alunos.
-
Eleição do Conselho Deliberativo Escolar;
-
Revisão do Estatuto da APP conforme a legislação atualizada;
-
Propor participação da APP e Conselho Deliberativo Escolar no processo
educativo da escola;
|
I,
II e III Trimestre (II Trimestre)
|
Professora
Edilene, Janine e Equipe gestora
|
Dimensão
Financeira
|
-
Aplicação de recursos
a partir de critérios pedagógicos
|
-
Viabilização de recursos para aplicação no ensino aprendizagem
- Reuniões com a comunidade escolar:
professores, conselhos, APP, para planejamento participativo das aplicações
de recursos;
-
Levantamento com os professores,equipe gestora e alunos das prioridades para
aquisição contemplando o ensino e a aprendizagem.
|
Equipe
gestora e comunidade escolar
|
|
Dimensão
Física
|
Melhoria do ambiente escolar
-
Revitalização dos espaços de aprendizagem;
|
-
Pintura de salas e espaço externo;
-Organização
de espaço para jogos, leitura e as aulas externas;
-Organização
das salas para o Arquivo permamente, Secretaria, Direção, Pedagógico,
Professores, Material pedagógico, Biblioteca, AEE, Auditório.
|
Equipe
gestora e comunidade escolar
|
Obs: Os
trabalhos dos projetos desenvolvidos conforme as metas da escola do primeiro
semestre foram apresentados na: XIX.º
FECCIMTSC “Feira Cultural de Ciências, Matemática e Tecnologia da EEB Santa
Catarina”, Tema/ 2019: No Santa Catarina acontece...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário