sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

7 METAS, AÇÕES E RESPONSÁVEIS


A operacionalização das metas e ações da escola são desenvolvidas para alcançar uma situação desejada e de maneira efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos. Ao realizá-lo, a comuindade escolar a partir de seus segmentos avalia o desempenho, processos, relações internas e externas, condições de funcionamento e resultados. A partir dessa análise, retoma-se as ações, redefinindo onde pretende-se chegar, bem como as metodologias para alcançar tais objetivos. 
O objetivo de traçar um plano de ação é de assegurar as decisões tomadas pela Assembleia de pais, as reuniões pedagógicas que ocorrem durante o ano letivo, a participação dos alunos e demais segmentos para a implementação da proposta pedagógica, contemplando a diversidade, incentivando a pesquisa, a criticidade, o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade para a  a melhoria do ensino.
 As metas e ações devem ser realizadas na coletividade com todos os segmentos ou seja, equipe gestora, professores, assistente técnico-pedagógico, especialistas, assistentes de educação, APP, grêmio estudantil e conselho deliberativo escolar. Na sequência, o “Plano de Ação/2019” da escola por dimensão.

PLANO DE AÇÃO - 2019

Dimensões
Desafios/Metas
Metodologia
Trimes-tre
Responsá-veis
Dimensão socioeconomica
Atualizar os dados relativos aos discentes e docentes
- Pesquisa com o corpo docente na reunião pedagógica;
- Levantamento atualizado com os alunos sobre suas condições socioeconomica.
II
Equipe gestora
Dimensão Pedagógica

Violência Escolar: valores e atitudes
- Retomar as Normas de Organização e Convivência conforme o Regimento Interno;
- Expor as Normas nos murais e salas de aula;
- Organizar palestras sobre o assunto e temas afins como respeito, responsabilidade e solidariedade;
- Solicitar a presença da Patrulha Escolar.
I, II e III Trimestre (enfoque no I Trimestre)
Equipe Gestora e Professores

Normas de Organização e Convivência: comprometimento
- Aplicação das normas respeitando o regimento escolar (Chamar os pais ou responsáveis para repasse e registro das ocorrências e assinaturas);
- Retomar as normas sobre saídas e entradas tardias, uso da mochila durante os eventos, jogos que não são educativos, uso do fone de ouvido e  celular durante a aula, entrada atrasada de professores em sala de aula;
- Conversa dos gestores com os alunos sobre as normas e postura dos professores a fim de reforçá-las no cotidiano de sala de aula;
- Cumprir a legislação do uso do celular;
-  A continuidade do Projeto: O Caráter Conta;
- Momento cultural (além do tempo do recreio) com música e apresentações culturais;
- Chave das salas para os professores.
I, II e III Trimestre
Equipe Gestora  e Professores

Desempenho Escolar: melhoria da aprendizagem
- O professor deverá elaborar um roteiro e método de estudo na sua disciplina para 2019, devido à falta de hábitos de estudo para melhoria do desempenho dos alunos;
- No momento de planejar as aulas considerar a metodologia da escola de forma diversificada e os diferentes instrumentos de avaliação que podem ser utilizados;
- Todas as disciplinas: na entrega de trabalhos os alunos deverão seguir o Modelo de TC- Trabalho Científico disponível em: <http://eebsantacatarinasfs.blogspot.com.br
- Na Assembleia, entregar aos pais uma “Carta apresentando a escola, as principais normas da escola,  deixando claro a legislação (ECA) que trata da participação e acompanhamento dos pais na vida escolar de seu filho (a). Ainda ocorrerá a recepção aos pais com café compartilhado com os alunos como acolhimento;
- Produzir com os alunos um vídeo sobre as Normas, apresentando a escola tendo como referência a “Carta aos pais”;
- Atendimento dos alunos e diálogo com os pais sobre o desempenho escolar dos alunos pela ATP;
- Planejamento por Áreas do conhecimento com os professores nas reuniões pedagógicas, bem como o desenvolvimento de projetos por disciplina e afins;
- Atividades como: jogos interclasse, palestras de diversos assuntos, feira, exposições de trabalhos, entre outros.
- Incentivo a leitura e a pesquisa com o Projeto “Biblioteca Viva”.
I, II e III Trimestre
Equipe Gestora e  Professores
Dimensão Administrativa

APP, Grêmio Estudantil e Conselho Deliberativo Escolar:  participação
- Reativar o Grêmio Estudantil:
- Publicar edital referente a regulamentação do grêmio estudantil divulgando o processo de eleição;
- Organizar o processo de eleição;
- Orientar as atribuições do grêmio estudantil em prol do ensino e aprendizagem dos alunos.
- Eleição do Conselho Deliberativo Escolar;
- Revisão do Estatuto da APP conforme a legislação atualizada;
- Propor participação da APP e Conselho Deliberativo Escolar no processo educativo da escola;
I, II e III Trimestre (II Trimestre)
Professora Edilene, Janine e Equipe gestora
Dimensão Financeira

- Aplicação de recursos a partir de critérios pedagógicos

- Viabilização de recursos para aplicação no ensino aprendizagem
-   Reuniões com a comunidade escolar: professores, conselhos, APP, para planejamento participativo das aplicações de recursos;
- Levantamento com os professores,equipe gestora e alunos das prioridades para aquisição contemplando o ensino e a aprendizagem.

Equipe gestora e comunidade escolar
Dimensão Física
Melhoria do ambiente escolar
- Revitalização dos espaços de aprendizagem;

- Pintura de salas e espaço externo;
-Organização de espaço para jogos, leitura e as aulas externas;
-Organização das salas para o Arquivo permamente, Secretaria, Direção, Pedagógico, Professores, Material pedagógico, Biblioteca, AEE, Auditório.

Equipe gestora e comunidade escolar

Obs: Os trabalhos dos projetos desenvolvidos conforme as metas da escola do primeiro semestre foram apresentados na: XIX.º FECCIMTSC “Feira Cultural de Ciências, Matemática e Tecnologia da EEB Santa Catarina”, Tema/ 2019: No Santa Catarina acontece...!

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