A EEB Santa Catarina possui área física de 2.5620,00 m² e área construída
1.940,43 e dispõe de 11 salas de aulas, 02 banheiros (masculino e
feminino), sala de direção, sala dos professores com banheiro, sala do ATP, Sala
de Supervisão, sala de educação física, secretaria, arquivo permanente, almoxarifado,
biblioteca, auditório, área coberta para refeitório, cozinha, depósito de
merenda e material de limpeza, laboratório de ciências, uma quadra para a prática de educação física.
O prédio escolar foi construído em 1961 ou
seja, dez anos após a fundação da escola passou por reformas constantes e ampliações ao longo
dos anos. De forma emergencial necessita uma quadra coberta e/ou ginásio para a
prática da educação física, bem como outras atividades sendo que a quadra
disponível está precária. Outra situação trata-se da pintura da escola que de
um modo geral precisa ser realizada. A manutenção
da estrutura física da escola é
realizada com recursos oriundos do PDDE, por meio da análise dos resultados do
Censo Escolar. Outra possibilidade são recursos via APP, uma vez que esta pode
receber doações em parcerias com a iniciativa privada ou com o terceiro setor.
Também é solicitado recursos à Coordenadoria Regional de Educação de Joinville
quando necessário ou caso esta o fizer regularmente.
6.1 LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
O laboratório foi construído em 2014 por iniciativa da
professora de Biologia Edilene Soraia da Silva, através de projeto enviado ao
governo do Estado e recebeu materiais educativos e mesas do tipo bancadas e pia
em granito novos com a verba do PDE, sendo um local educativo em que a teoria e
a prática revertem em resultados reais de aprendizado.
O laboratório também é equipado com equipamento
audiovisual e é usado preferencialmente nas aulas de Biologia e nas demais
disciplinas com agendamento prévio.
6.2 SALA DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADA - AEE
A Sala do AEE tem por objetivo um espaço de
aprendizagem com mesas para as
atividades, jogos didáticos, computador, impressora em braille, ou seja
equipamentos voltados para as deficiências visuais, auditivas e intelectuais. Esse
espaço é para trabalhar as
especificidades dos alunos da Educação Especial.
6.3 BIBLIOTECA: PROFESSOR ALDO POSSAMAI
A biblioteca é o
espaço cultural e pedagógico onde a comunidade escolar encontra subsídios para
apropriação, divulgação da cultura, do pensamento, da arte e do saber; da
complementação e pesquisa independentes; das comparações e associações de
ideias.
O nome do
Professor Aldo Possamai foi eleito em reunião pedagógica por unanimidade de
aprovação no ano de 2016, uma vez que foi um dos fundadores da escola.
Servirá a toda comunidade no mesmo horário de
funcionamento da escola, dispondo de aproximadamente 10.000 exemplares com uma
grande diversidade de obras como: livros didáticos, técnicos, paradidáticos,
romances, científicos, multimídia audiovisuais. Esse acervo é continuamente
catalogado e incluído no sistema informatizado pelos alunos estagiários do
Projeto: “Biblioteca Viva: cidadania e leitura ao alcance de todos”, este coordenado
pela Professora Edilene Soraia da Silva, efetiva da disciplina de Biologia.
O acervo da
biblioteca é de utilidade pública, devendo ser conservado e devolvido no prazo
de 15 dias úteis, podendo ser renovado por até três vezes. Em caso de perda ou
extravio o usuário deverá repor a obra ou ressarcir seu valor à biblioteca.
6.4 PATRIMÔNIO
A
escola através da Direção e Administração Escolar possui atribuições
específicas para o controle, cadastramento e manutenção do patrimônio escolar.
Martins e Aguiar (p. 23, 2001). “O patrimônio imaterial da instituição, que é
de toda a comunidade, se constrói também em suas condições efetivas de
funcionamento. Elas constituem elementos fundamentais para o reconhecimento da
escola pela comunidade: recursos humanos, infra-estrutura, mobiliário e
equipamentos disponíveis no estabelecimento.
A base legal da gestão de patrimônio encontra-se
no artigo 15 da Lei nº 9.394/96 (LDB): “Os sistemas de ensino assegurarão às
unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos
graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira,
observadas as normas gerais de direito financeira”.Segue
quadros das instalações, mobiliários e equipamentos dispostos na unidade
escolar:
Quadro 1- Instalações
Descrição
|
Salas de aula
|
Sala de
Direção
|
Sala da
Secretaria
|
Sala
para Arquivos permanente
|
Sala
dos Professores
|
Sala
Especialista e ATP
|
Sala
AEE
|
Sala
Biblioteca
|
Sala de
Educação Física
|
Cozinha
|
Refeitório
|
Depósito
de Merenda
|
Depósito
de Material de Limpeza
|
Sala
Almoxarifado
|
Sanitário Masculino (alunos)
|
Sanitários
Feminino (alunos)
|
Sanitário
Masculino (Professor)
|
Sanitário
com acessibilidade
|
Toldo
de circulação com 83 m2 (Escola
reordenada)
|
Bicicletário
|
Quadro 2- Mobiliários
Mobiliários
|
Descrição
|
Mesas
|
Mesa
sala dos professores
|
Mesas
(Refeitório)
|
Mesas
para jogos de xadrez
|
Mesas
de ping-pong
|
Armários
|
Quadro
- branco
|
Freezer
|
Ar
condicionado
|
Ventiladores
|
Lavadora
VAP
|
Quadro 3 -
Mobiliários Biblioteca
Descrição
|
|
Mesas
para Leitura
|
Periódicos
(revistas e jornais).
|
Mapas
|
Painéis
|
Estantes
|
Armário
|
Livros
|
Quadro 4 -
Sala de AEE
Descrição
|
Descrição
|
Estabilizadores
|
Impressoras
|
Computadores
|
Quadro 5 - Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC
Descrição
|
Microcomputadores
|
Estabilizadores
|
Impressora
à laser
|
Tablet
|
Data
show com tela de projeção
|
Lousa
digital com complemento (canetas)
|
Máquina
Fotográfica digital
|
Máquina
Fotocopiadora
|
Aparelhos
Telefônicos
|
Linha Telefônica
|
Aparelho
deTV
|
Aparelhos
Micro System com CD
|
Aparelhos
de DVD
|
Conjunto
de caixa de som com amplificador
|
Sinal
Eletrônico
|
Microfone
sem fio
|
Microfone
com fio
|
Caixas
de som
|
Mesa de
som
|
Bebedouro
Elétrico
|
Cadeira
de rodas
|
Bebedouro
Elétrico Acessível
|
Quadro 6 - Mobiliário
cozinha
Descrição
|
|
Fogão a
gás industrial
|
Microondas
|
Forno
Elétrico
|
Liquidificador
industrial
|
Geladeira
|
Freezer
|
6.5 ÁREAS PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS,
RECREATIVAS E CULTURAIS
Amplo
espaço com pátio interno, quadra descoberta para a prática de educação física e
interclasse e quanto as apresentações culturais, aulas e palestras a escola
possui um auditório.
6.6 ACESSIBILIDADE PARA OS ALUNOS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS
A escola dispõe em caráter de garantia de acesso
e permanência de alunos com deficiência, 01 rampa na entrada da unidade escolar, uma rampa móvel, piso
tátil, instalação barra apoio, bebedouro acessível, placas de identificação em
braile, cadeira de rodas, banheiro feminino e masculino com rampa na entrada e
adaptações internas para os alunos com deficiência, bem como professora efetiva
responsável para atendimento aos alunos visuais e auditivos. Possui ainda sanitários adaptados, corrimão,
sinalização visual (piso/paredes), pisos táteis, cadeira de rodas com rampa móvel aos alunos com deficiência.
A
disposição das salas encontra-se conforme mapeamento para o ano letivo no (APÊNDICE A-MAPA
DAS SALAS).
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