sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

6 DIMENSÃO FÍSICA


A EEB Santa Catarina possui área física de 2.5620,00 m² e área construída 1.940,43 e dispõe de 11 salas de aulas, 02 banheiros (masculino e feminino), sala de direção, sala dos professores com banheiro, sala do ATP, Sala de Supervisão, sala de educação física, secretaria, arquivo permanente, almoxarifado, biblioteca, auditório, área coberta para refeitório, cozinha, depósito de merenda e material de limpeza, laboratório de ciências,  uma quadra para a prática de educação física.
 O prédio escolar foi construído em 1961 ou seja, dez anos após a fundação da escola passou  por reformas constantes e ampliações ao longo dos anos. De forma emergencial necessita uma quadra coberta e/ou ginásio para a prática da educação física, bem como outras atividades sendo que a quadra disponível está precária. Outra situação trata-se da pintura da escola que de um modo geral precisa ser realizada. A manutenção da estrutura física da escola é realizada com recursos oriundos do PDDE, por meio da análise dos resultados do Censo Escolar. Outra possibilidade são recursos via APP, uma vez que esta pode receber doações em parcerias com a iniciativa privada ou com o terceiro setor. Também é solicitado recursos à Coordenadoria Regional de Educação de Joinville quando necessário ou caso esta o fizer regularmente.

6.1 LABORATÓRIO DE BIOLOGIA


O laboratório foi construído em 2014 por iniciativa da professora de Biologia Edilene Soraia da Silva, através de projeto enviado ao governo do Estado e recebeu materiais educativos e mesas do tipo bancadas e pia em granito novos com a verba do PDE, sendo um local educativo em que a teoria e a prática revertem em resultados reais de aprendizado.
O laboratório também é equipado com equipamento audiovisual e é usado preferencialmente nas aulas de Biologia e nas demais disciplinas com agendamento prévio.

6.2 SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA - AEE


A Sala do AEE tem por objetivo um espaço de aprendizagem  com mesas para as atividades, jogos didáticos, computador, impressora em braille, ou seja equipamentos voltados para as deficiências visuais, auditivas e intelectuais. Esse  espaço é para trabalhar as especificidades dos alunos da Educação Especial.

 

6.3 BIBLIOTECA: PROFESSOR ALDO POSSAMAI


  A biblioteca é o espaço cultural e pedagógico onde a comunidade escolar encontra subsídios para apropriação, divulgação da cultura, do pensamento, da arte e do saber; da complementação e pesquisa independentes; das comparações e associações de ideias.
  O nome do Professor Aldo Possamai foi eleito em reunião pedagógica por unanimidade de aprovação no ano de 2016, uma vez que foi um dos fundadores da escola.
Servirá a toda comunidade no mesmo horário de funcionamento da escola, dispondo de aproximadamente 10.000 exemplares com uma grande diversidade de obras como: livros didáticos, técnicos, paradidáticos, romances, científicos, multimídia audiovisuais. Esse acervo é continuamente catalogado e incluído no sistema informatizado pelos alunos estagiários do Projeto: “Biblioteca Viva: cidadania e leitura ao alcance de todos”, este coordenado pela Professora Edilene Soraia da Silva, efetiva da disciplina de Biologia.
O  acervo da biblioteca é de utilidade pública, devendo ser conservado e devolvido no prazo de 15 dias úteis, podendo ser renovado por até três vezes. Em caso de perda ou extravio o usuário deverá repor a obra ou ressarcir seu valor à biblioteca.

6.4  PATRIMÔNIO


A escola através da Direção e Administração Escolar possui atribuições específicas para o controle, cadastramento e manutenção do patrimônio escolar.
     Martins e Aguiar (p. 23, 2001).  “O patrimônio imaterial da insti­tuição, que é de toda a comunidade, se constrói também em suas condições efe­tivas de funcionamento. Elas constituem elementos funda­mentais para o reconhecimento da escola pela comunidade: recursos humanos, infra-es­trutura, mobiliário e equipamentos disponíveis no estabelecimento.
 A base legal da gestão de patrimônio encontra-se no artigo 15 da Lei nº 9.394/96 (LDB): “Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeira”.Segue quadros das instalações, mobiliários e equipamentos dispostos na unidade escolar:

Quadro 1- Instalações
Descrição
Salas de aula
Sala de Direção
Sala da Secretaria
Sala para Arquivos permanente
Sala dos Professores
Sala Especialista e ATP
Sala AEE
Sala Biblioteca
Sala de Educação Física
Cozinha
Refeitório
Depósito de Merenda
Depósito de Material de Limpeza
Sala Almoxarifado
Sanitário  Masculino (alunos)
Sanitários Feminino (alunos)
Sanitário Masculino (Professor)
Sanitário com acessibilidade
Toldo de circulação com 83 m2    (Escola reordenada)
Bicicletário

 

Quadro 2- Mobiliários

Mobiliários
Descrição
Mesas
Mesa sala dos professores
Mesas (Refeitório)
Mesas para jogos de xadrez
Mesas de ping-pong
Armários
Quadro - branco
Freezer
Ar condicionado
Ventiladores
Lavadora VAP

 

Quadro 3 - Mobiliários Biblioteca

Descrição

Mesas para Leitura
Periódicos (revistas e jornais).
Mapas
Painéis
Estantes
Armário
Livros

 

Quadro 4 - Sala de AEE

Descrição
Descrição
Estabilizadores
Impressoras
Computadores

 

Quadro 5 - Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC

Descrição
Microcomputadores
Estabilizadores
Impressora à laser
Tablet
Data show com tela de projeção
Lousa digital com complemento (canetas)
Máquina Fotográfica digital
Máquina Fotocopiadora
Aparelhos Telefônicos
Linha Telefônica
Aparelho deTV
Aparelhos Micro System com CD
Aparelhos de DVD
Conjunto de caixa de som com amplificador
Sinal Eletrônico
Microfone sem fio
Microfone com fio
Caixas de som
Mesa de som
Bebedouro Elétrico
Cadeira de rodas
Bebedouro Elétrico Acessível

 

Quadro 6 - Mobiliário cozinha

Descrição

Fogão a gás industrial
Microondas
Forno Elétrico
Liquidificador industrial
Geladeira
Freezer

 

6.5 ÁREAS PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS


Amplo espaço com pátio interno, quadra descoberta para a prática de educação física e interclasse e quanto as apresentações culturais, aulas e palestras a escola possui um auditório.

 

6.6 ACESSIBILIDADE PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

 

A escola dispõe em caráter de garantia de acesso e permanência de alunos com deficiência, 01 rampa na entrada da unidade escolar, uma rampa móvel, piso tátil, instalação barra apoio, bebedouro acessível, placas de identificação em braile, cadeira de rodas, banheiro feminino e masculino com rampa na entrada e adaptações internas para os alunos com deficiência, bem como professora efetiva responsável para atendimento aos alunos visuais e auditivos. Possui ainda sanitários adaptados, corrimão, sinalização visual (piso/paredes), pisos táteis, cadeira de rodas com rampa móvel aos alunos com deficiência.

A disposição das salas encontra-se conforme mapeamento para o ano letivo no (APÊNDICE A-MAPA DAS SALAS).

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